PROPOSTA DE ANÁLISE DAS RESTRIÇÕES E DAS OPORTUNIDADES LOGÍSTICAS EM PORTO LOCALIZADO NO LESTE DA ÁFRICA: NOTAS DE MISSÃO TÉCNICA <br><strong>DOI:10.7444/fsrj.v2i1.18</strong>
English Version (English)
Portuguese Version

Como Citar

Quinello, R., Nicoletti, J. R., & Gonçalves, M. A. (2010). PROPOSTA DE ANÁLISE DAS RESTRIÇÕES E DAS OPORTUNIDADES LOGÍSTICAS EM PORTO LOCALIZADO NO LESTE DA ÁFRICA: NOTAS DE MISSÃO TÉCNICA <br><strong>DOI:10.7444/fsrj.v2i1.18</strong>. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ], 2(1), 156–174. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2010.v2i1.18

Resumo

A logística passou ao longo do século XX, como lembra Gonçalves (2007), de um perfil fragmentado e diluído no interior e no valor das organizações, para um papel crítico na estratégia das redes e cadeias de negócios internacionais. Para o século XXI, como será observada nesse artigo, a logística extrapola essas funções passando a representar um papel político e social nas relações internacionais entre países. A instalação de um porto localizado no leste africano, próximo ao Mar Vermelho, será o incidente crítico analisado durante uma missão técnica empreendida por um dos pesquisadores no ano de 2009. Essa pesquisa de campo, sob a forma de diário de bordo, apontará as principais barreiras no âmbito das infra-estruturas, das informações, das regras e dos princípios culturais. Os resultados indicam restrições críticas de infra-estrutura e oportunidades institucionais que impactam na implantação de empreendimentos naquele local. Será demonstrado que o desenvolvimento progressivo do arranjo organizacional de um empreendimento complexo, como o portuário, pode ser papel chave na inversão da condição de miséria e de pobreza nos países africanos.

https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2010.v2i1.18
English Version (English)
Portuguese Version

O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação dos artigos às normas da publicação.

 

Os artigos publicados estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.