O Mito da Geração Y: Evidências A Partir das Relações de Causalidade entre Idade, Difusão e Adoção de Tecnologia de Estudantes Universitários do Estado de São Paulo
English Version (English)
Portuguese Version

Palavras-chave

Gestão da Tecnologia
Comportamento do Consumidor
Adoção Tecnológica
Geração Y.

Como Citar

Gabriel, M., da Silva, D., & Moretti, S. L. do A. (2014). O Mito da Geração Y: Evidências A Partir das Relações de Causalidade entre Idade, Difusão e Adoção de Tecnologia de Estudantes Universitários do Estado de São Paulo. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ], 6(1), 32–52. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2014.v6i1.158

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi avaliar se estudantes universitários, classificados como Nativos Digitais e Imigrantes Digitais, manifestam diferentes estilos comportamentais e perfis de adoção em relação à tecnologia. Para tal foram usadas três escalas (Origem Tecnológica, Perfil de Adoção e Estilo Comportamental Inovador) e para identificar as relações de causalidade entre concepções, atitudes e processos de adoção de tecnologia entre os estudantes fez-se uma opção pelo modelo de equações estruturais pela abordagem baseada em variância ou mínimos quadrados parciais (PLS) com o software SmartPLS 2.0. Testou-se um modelo geral composto pelos constructos das três escalas e em seguida introduziu-se nele uma variável que caracteriza a geração do respondente. Como resultados é possível afirmar que os conceitos de Nativo e Imigrante Digital carecem de sustentação empírica, servindo simplesmente como figura de retórica, de fácil aceitação e assimilação, mas sem condições de fundamentar a existência de um fenômeno ou efeito de gerações sobre o processo de difusão e adoção de tecnologia, diferentemente do que é comumente proposto na literatura.

https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2014.v6i1.158
English Version (English)
Portuguese Version

O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação dos artigos às normas da publicação.

 

Os artigos publicados estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.