Editorial - [FSRJ]Future Studies Research Journal - V7N1

Authors

  • Renata Giovinazzo Spers FIA

DOI:

https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2015.v7i1.207

Abstract

Com satisfação apresentamos a nova edição da Future, a primeira de 2015, com oito artigos que envolvem estudos contábeis, marketing e sociais e outros.

Os autores Fernando Maciel Ramos, Roberto Carlos Klann analisam a qualidade da informação contábil das organizações sem fins lucrativos brasileiras. O objetivo da pesquisa caracteriza-se como descritiva; quanto à estratégia de pesquisa é documental e de abordagem quantitativa. Para mensurar a qualidade da informação contábil das entidades analisadas, foi elaborado um check-list a partir das normas contábeis que norteiam a prática contábil das entidades do terceiro setor composto por sete seções e 59 quesitos, os quais permitiram a construção do Índice de Qualidade da Informação Contábil.

O estudo da base da pirâmide é abordado pelos autores: Vitor Koki da Costa Nogami, Danielle Daffre Carvalho, Geraldo Luciano Toledo, Andres Rodriguez Veloso e Maria Aparecida Gouvêa. No artigo, analisam-se as características de intensidade e adoção da inovação no mercado da base da pirâmide. A intensidade da inovação configura-se como radical e incremental, enquanto a adoção da inovação, como inicial e tardia.

Leandro Januário de Souza, Nawfal Assa Mossa Alssabak, Flávio Romero Macau, Julio Araujo Carneiro da Cunha e Cristina Espinheira Costa Pereira, pesquisaram sobre “A Influência dos Aspectos Sociais na Competitividade das Redes Interorganizacionais: a Experiência da Rede dos Exportadores de Frango Halal Brasileiro”. O objeto de estudo desta pesquisa é a influência dos aspectos sociais na competitividade de redes interorganizacionais, e o objetivo é a identificação da contribuição dos aspectos sociais (estratégia de grupo, confiança, comprometimento e cooperação) para a competitividade da rede.

Balanced Scorecard foi o assunto abordado pelos autores Rafaela Thomaz Queiroz, Antonio Lobosco, Martinho Isnard Ribeiro de Almeida e Emerson Antonio Maccari, no artigo que foi aprovado no Fast Track do III SINGEP. A análise desta pesquisa pode auxiliar na construção do planejamento estratégico de uma pequena empresa em fase de crescimento para que seus objetivos estratégicos sejam atingidos.

“Aplicação da Criatividade para Gerar Projetos de Inovação: O Caso Prático de uma Estratégia Didática” também foi aprovado no Fast Track III SINGEP. Os autores: Eliana Maria dos Santos Pereira Alves e Ovídio Felippe Pereira da Silva Júnior discutem elementos como identificação de oportunidades, criatividade, inovação e empreendedorismo, buscando sua inter-relação para compreender como é possível motivar a geração de propostas de projetos inovadores em ambientes de ensino.

Os autores Mariana Bassi Sutter, Laura Ferranty Mac Lennan, Gabriela Pelegrini Tiscoski e Edison Fernandes Polo, abordam o tema de brasilidade com o objetivo de compreender as representações da imagem do Brasil e os diversos significados do conceito de brasilidade por diferentes pontos de vista.

Competitividade Agressiva é o tema abordado pelo autor Antônio Benedito Oliveira Junior e especificamente, demostra a importância da CA para a sobrevivência e crescimento da empresa em mercados cada vez mais dinâmicos, turbulentos e competitivos.

O artigo “A Influência do Nível de Competências e de Maturidade em Gestão de Projetos no Resultado Corporativo de uma Empresa do Setor de Transformação” de autoria de Gislaine Cristina dos Santos Teixeira, Emerson Antônio Maccari e Daniel Simonsen, tem por objetivo analisar a influência das competências e da maturidade em gestão de projetos das equipes matriciais e dos gerentes no desempenho dos projetos e consequentemente no resultado corporativo.

 

Boa leitura!

 

Renata Giovinazzo Spers

Editora Científica

James Terence Coulter Wright

Editor Internacional

 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2015-06-06

How to Cite

Spers, R. G. (2015). Editorial - [FSRJ]Future Studies Research Journal - V7N1. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 7(1), 02. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2015.v7i1.207

Most read articles by the same author(s)